Ouvir
Outras Iniciativas

Meetups Temáticos

Juntamos mensalmente vários agentes da sociedade civil, empresarial e social para debater e explorar temas relacionados com a inovação e o empreendedorismo social. Alguns temas passados: “Estatuto legal específico para organizações da Economia social”, “Design Thinking para a Inovação social”, “A importância do voluntariado em organizações e projetos sociais”.

Mantenha-se atento à nossa página do facebook para próximos meetups.


Workshops de capacitação em inovação social

Ações regulares de capacitação com uma forte dimensão prática através das quais se pretende aumentar o conhecimento sobre inovação social, com base em exemplos concretos e estudos de caso, e experimentar ferramentas práticas de apoio à conceção de projetos de inovação social (Nível 1) e à sua gestão e avaliação (Nível 2).


Neste momento não há workshops agendados.


Roteiros Sociais

Visam promover o contacto com a realidade social, abrindo as portas de projetos sociais da cidade do Porto ao público em geral.


Neste momento não há roteiros agendados.


Toolkit de Inovação Social

Concebido para que os seus utilizadores possam passar à ação de forma imediata, disponibiliza um conjunto diversificado de ferramentas baseadas em teorias e práticas correntes de inovação, design e desenvolvimento de projetos, que constituem um recurso facilitador da conceção e operacionalização de dinâmicas de inovação social.

Explorar este Toolkit, para além de permitir operacionalizar, de forma prática, abordagens inovadoras aos contextos sociais e institucionais complexos com que nos deparamos, tornará possível e incentivará o desenvolvimento de processos colaborativos, cada vez mais essenciais na promoção da inovação social.


> Pode descarregar o toolkit na zona de anexos, no fim desta página.


Concurso de Inovação Social (AIIA)

O estímulo à inovação social implica a disponibilização de recursos que permitam prototipar, experimentar e testar as soluções inovadoras cocriadas no âmbito do presente projeto.

É neste contexto que o Concurso de Inovação Social visa criar condições para apoiar ideias e soluções inovadoras, contribuindo diretamente para a sua concretização. Dirige-se a apoiar ideias e soluções inovadoras de natureza não empresarial e sem escopo lucrativo levadas a cabo por entidades públicas e privadas - ideias e soluções cujos resultados não são apropriáveis por uma pessoa ou organização, mas que se dirigem às comunidades desfavorecidas em geral, produzindo resultados e tendo impactos junto de um coletivo de pessoas ou entidades.


As candidaturas para o Concurso de Inovação Social já estão fechadas.