Ouvir
Rede de Restaurantes Solidários

Constitui um dos objetivos do programa Porto de Abrigo, Contributo do Município do Porto para a Estratégia Local de Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, a criação de Restaurantes Solidários que possibilitam o acesso a um serviço diário de refeição às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, em geral, e às pessoas em situação de sem-abrigo, em particular. É do interesse público a manutenção e criação destes restaurantes solidários, criando-se condições para prestar o apoio alimentar com mais dignidade.


Esta iniciativa, promovida pela Câmara do Porto com vários parceiros da Rede Social que integram o NPISA do Porto e agentes locais, cria uma resposta efetiva, regular e sistemática que garante o direito e o acesso à alimentação, em condições condignas e salvaguardando as normas de higiene e segurança alimentar.


Existem três restaurantes solidários a funcionar na cidade do Porto, um na zona da Batalha, um na Baixa, outro no Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano.