Ouvir
Laboratório de Inovação Social

O Laboratório de Inovação Social do Porto é uma iniciativa de estímulo e apoio à apresentação e desenvolvimento colaborativo de novas soluções aos problemas socias da cidade do Porto.

 

Através de um modelo de experimentação colaborativa, assente numa política de falhar rápido e bem, pretende-se dar resposta a 4 objetivos:

 

  1. - Promover a geração e experimentação de novas soluções para os problemas sociais da cidade;
  2. - Potenciar condições para que as novas soluções aos problemas sociais da cidade se orientem para a resolução das suas causas;
  3. - Contribuir para que atores públicos e privados locais incorporem o impacto na sua tomada de decisão;
  4. - Envolver os atores dos vários setores da sociedade para uma abordagem conjunta e multissetorial aos problemas sociais da cidade do Porto.

 

 

Temas 1.ª Edição

 

Nesta primeira edição, procuramos soluções inovadoras, ainda não implementadas na cidade do Porto, que deem resposta a um dos três problemas sociais:

 

  1. - Isolamento social dos idosos na cidade do Porto.
  2. - Vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia de vida.
  3. - Desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência.

 

Para o desenvolvimento das soluções, as equipas devem consultar o “caso de estudo” relativo ao problema a que estão a dar resposta e partir das informações nele disponível. Os 3 casos de estudo estão disponíveis nos anexos desta página.

 

PRÉMIOS

As equipas vencedoras vão ser premiadas com um pacote completo de apoios e um investimento direto de até 120 000€. Cada uma das 5 equipas selecionadas para a fase de incubação terá acesso a:

 

  • Mentoria
  • Programa de Capacitação com especialistas
  • Espaço físico de trabalho
  • Acompanhamento por um técnico do setor público
  • Até 24 000€ para implementar a sua solução

 

Edital do Concurso aqui
PROGRAMA DE CONCURSO disponível nos anexos desta página.

 

O período de candidaturas ao Laboratório de Inovação Social decorreu entre os dias 15 de maio e 30 de julho de 2023.

 

Avaliação das Candidaturas - 1.ª Fase

Terminada a fase de candidaturas, foram recebidas 41 propostas de soluções que foram, num primeiro momento, verificadas pelo Júri quanto às condições formais de elegibilidade, de acordo com o disposto no Programa do Concurso. As candidaturas elegíveis foram, num segundo momento, avaliadas pelo Júri de acordo com os critérios de avaliação definidos para a 1.ª Fase que constam do Anexo I do Programa de Concurso. Poderá ter acesso aos resultados no final desta página.

 

Avaliação das Candidaturas das soluções após o Bootcamp – 2.ª Fase

Terminado o Bootcamp de Pré-Aceleração, o Júri avaliou as ideias de acordo com os critérios de avaliação definidos para a 2ª. Fase que constam do Anexo II do Programa do Concurso. Poderá ter acesso aos resultados no final desta página.

Avaliação das soluções após a Fase de Aceleração – Relatório Final

Terminada a aceleração das soluções, o Júri avaliou as ideias de acordo com os critérios de avaliação definidos para a 3.ª Fase que constam do anexo III do Programa de Concurso. Poderá ter acesso a toda a informação no final desta página através do Relatório_Final_LABIS.

 

O Laboratório de Inovação Social é uma operação financiada ao abrigo da linha de investimento RE-C03-i06: Operações integradas em comunidades desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, do PRR – Plano de Recuperação e de Resiliência de Portugal. Mais informações em: https://recuperarportugal.gov.pt/.