O voluntariado desempenha um papel essencial no reforço da coesão social da cidade, porquanto contribui, por um lado, para o desenvolvimento de competências sociais dos voluntários e o enriquecimento das práticas das entidades promotoras de voluntariado, e por outro lado, para a promoção da cidadania dos seus beneficiários.
O voluntariado impulsiona o envolvimento dos cidadãos na resolução dos seus problemas e necessidades, tornando-os protagonistas das transformações sociais da sua comunidade, exigindo, por isso, da Rede Social do Porto e do Município, um apoio inequívoco.
A Câmara do Porto dá especial atenção à construção de um Programa de Voluntariado para a Cidade, assente no diagnóstico do perfil das organizações e num novo modelo de atuação a implementar tendo por base o programa de capacitação dos agentes de voluntariado.
Um modelo de governança colaborativo que possibilita a participação de um conjunto de organizações representativas de vários tipos de voluntariado, assente numa lógica de agentes de mobilização, agentes de disseminação e agentes de articulação e de resultados (impacto). A esta oportunidade pretende-se aliar a reformulação da plataforma SMAV passando a ser uma Rede Local de Voluntariado (RLV), promovendo, assim, uma gestão eficaz e eficiente do voluntariado na cidade do Porto.
O Município do Porto ciente da utilidade social do voluntariado apresentou recentemente o Plano Estratégico da Rede Local de Voluntariado tendo como objetivos:
> Impulsionar a prática do voluntariado da cidade.
> Mobilizar e facilitar a concertação da rede de agentes do voluntariado.
> Capacitar os agentes de voluntariado.
> Divulgar projetos e oportunidades de voluntariado.
Link: https://voluntariado.cm-porto.pt
Anualmente é realizado o Fórum Boas Praticas na Rede Local de Voluntariado do Porto, um convite à partilha de boas práticas e à reflexão sobre a importância do voluntariado na cidade. Um fórum que reúne stakeholders e pessoas voluntárias com distintas experiências e saberes.
"As práticas, dinâmicas e instrumentos criados e desenvolvidos [pelo Município do Porto] em prol da promoção da prática do voluntariado são merecedoras de distinção". Assim considerou a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que atribuiu à Câmara do Porto o Galardão Autarquia Voluntária 2023. Leia mais