Ouvir
Eurocities

A Eurocities é uma rede de cidades europeias fundada em 1986 pelos presidentes de câmara de Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão.


Esta rede de cidades é um instrumento ao dispor das grandes cidades europeias que, através desta associação, podem formar uma plataforma política para agir como um canal de comunicação com as instituições europeias e serem por elas reconhecidas como importantes parceiros, quer na comunidade europeia, quer em cada Estado Membro.


O seu objetivo fundamental é colocar na agenda europeia a problemática das cidades e o seu desenvolvimento económico, político e social. Para isso, a atividade da Eurocities incide principalmente em três vertentes complementares:

> Trocar conhecimentos, ideias e experiências através da criação de Fóruns e Grupos de Trabalho, tendo como objetivo a elaboração de projetos comuns e a divulgação de métodos de trabalho inovadores.

> Representar os interesses da cidade reforçando o papel das cidades no processo de decisão europeu através de ações concretas.

> Dar visibilidade à plataforma europeia para a política das cidades que constitui, representando-as através dos meios de comunicação europeus e nas campanhas e eventos internacionais.


> Fórum dos Assuntos Sociais


As prioridades do Fórum dos Assuntos Sociais (SAF) incidem sobre a coesão social e a integração dos refugiados, pessoas em situação de sem-abrigo, os mercados de trabalho inclusivos, o combate à pobreza e ao défice de habitação. 


Como representante do Município do Porto neste Fórum está prevista a participação no grupo de trabalho Smart Social Inclusion, no qual a Câmara do Porto é vice-chair. Este grupo de trabalho tem como objetivos pensar em projetos e mecanismos que produzam melhores resultados sociais com custos mais reduzidos, explorar investimentos mais inteligentes e soluções inovadoras para responder à redução da despesa pública e maior procura de serviços sociais; e ainda pensar no papel das cidades para a promoção do empreendedorismo social e da economia social.


> Grupo de Trabalho da Alimentação


Este Grupo de Trabalho, criado em 2016, no âmbito da assinatura do Pacto de Alimentação de Milão, tem como principal objetivo o intercâmbio e partilha de informações, ideias, boas práticas, criando um laboratório experimental de soluções inovadoras relacionadas com a alimentação urbana no sentido de: aumentar a conscientização sobre a pegada alimentar; fomentar o consumo de produtos frescos e saudáveis; trabalhar na prevenção, redução e gestão dos resíduos alimentares; contribuir para a melhoria da logística alimentar, no sistema de mercado das cidades e combater a pobreza alimentar.



> Grupo de Trabalho de Prevenção do Consumo de Substâncias


Criado em 2018, este Grupo de Trabalho tem enfoque na prevenção do abuso de substâncias lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas, sobretudo junto de adolescentes e jovens adultos. Os seus objetivos também passam pela partilha de experiências e boas práticas, intercâmbio de políticas, ciência e planeamento estratégico, no sentido de potenciar o desenvolvimento de ações inovadoras nas diferentes cidades europeias.


> Grupo de trabalho “Smart Social Inclusion” (Inclusão Social Inteligente)


Desde 2014 membro deste grupo de que tem como objetivos: pensar em projetos e mecanismos que produzam melhores resultados sociais com custos mais reduzidos; explorar investimentos mais inteligentes e soluções inovadoras para responder à redução da despesa pública e maior procura de serviços sociais; assim como pensar no papel das cidades para a promoção do empreendedorismo social e da economia social.