O Radar Social é um projeto, de âmbito nacional, implementado no Município do Porto com o objetivo de reforçar o apoio social a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Surge no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, integrado na estratégia nacional para promover a recuperação e a resiliência social e económica no país.
A sua implementação articula-se com o Conselho Local de Ação Social, que envolve várias entidades e instituições da área social, e um papel crucial na definição das prioridades de ação da equipa do Radar Social.
O principal objetivo do projeto é identificar, encaminhar e orientar pessoas, desconhecidas dos sistemas de referenciação, em situação de risco social, como por exemplo, situações de pobreza, desemprego, exclusão social, abandono, comportamentos aditivos, isolamento e outras. Ao desenvolvendo o trabalho em rede, pretende-se implementar soluções locais que garantam respostas integradas e eficazes, ajustadas às necessidades específicas de cada um e assim contribuir para a sustentabilidade da comunidade.
Para o cumprimento destes objetivos, o Município do Porto conta com uma equipa técnica multidisciplinar constituída por 7 técnicos superiores. A equipa tem a missão de referenciar as situações de vulnerabilidade social, realizar avaliação preliminar e prospetiva e encaminhar e encaminhar, se necessário, para os serviços competentes.
A execução do projeto prevê 2 fases, materializando-se a primeira na atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social - Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação, e no mapeamento dos recursos locais, em estreita articulação com a Carta Social Municipal. A segunda fase concretiza a implementação de um sistema integrado de sinalização e a georreferenciação de recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, contribuindo para a criação de um diagnóstico dinâmico de aproximação contínua á realidade social do conselho.
Uma das inovações do projeto é a implementação de um sistema de georreferenciação, que ao identificar as áreas da cidade com maiores necessidades e/ou carências torna atuação mais eficaz, melhora a coordenação das respostas sociais existentes, e alavanca o desenvolvimento de outras, direcionadas para as diferentes problemáticas e situações detetadas.
As sinalizações podem ser efetuadas por qualquer elemento da comunidade, entidade pública ou particular, pelo próprio ou por vizinhos e/ou familiares. O sinalizador deve, descrever detalhadamente a situação, a localização da pessoa/grupo ou família e, sempre que possível, mencionar dados identificativos.
As sinalizações podem ser efetuadas por e-mail, contato telefónico ou através do preenchimento do formulário AQUI.
E-mail: radarsocial.porto@cm-porto.pt
Contacto telefónico: 225899260