Ouvir
Laboratório de Inovação Social

O Laboratório de Inovação Social do Porto é uma iniciativa de estímulo e apoio à apresentação e desenvolvimento colaborativo de novas soluções aos problemas socias da cidade do Porto.

 

Através de um modelo de experimentação colaborativa, assente numa política de falhar rápido e bem, pretende-se dar resposta a 4 objetivos:

 

  1. - Promover a geração e experimentação de novas soluções para os problemas sociais da cidade;
  2. - Potenciar condições para que as novas soluções aos problemas sociais da cidade se orientem para a resolução das suas causas;
  3. - Contribuir para que atores públicos e privados locais incorporem o impacto na sua tomada de decisão;
  4. - Envolver os atores dos vários setores da sociedade para uma abordagem conjunta e multissetorial aos problemas sociais da cidade do Porto.

 

 

Temas 1.ª Edição

 

Nesta primeira edição, procuramos soluções inovadoras, ainda não implementadas na cidade do Porto, que deem resposta a um dos três problemas sociais:

 

  1. - Isolamento social dos idosos na cidade do Porto.
  2. - Vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia de vida.
  3. - Desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência.

 

Para o desenvolvimento das soluções, as equipas devem consultar o “caso de estudo” relativo ao problema a que estão a dar resposta e partir das informações nele disponível. Os 3 casos de estudo estão disponíveis nos anexos desta página.

 

PRÉMIOS

As equipas vencedoras vão ser premiadas com um pacote completo de apoios e um investimento direto de até 120 000€. Cada uma das 5 equipas selecionadas para a fase de incubação terá acesso a:

 

  • Mentoria
  • Programa de Capacitação com especialistas
  • Espaço físico de trabalho
  • Acompanhamento por um técnico do setor público
  • Até 24 000€ para implementar a sua solução

 

Edital do Concurso aqui
PROGRAMA DE CONCURSO disponível nos anexos desta página.

 

O período de candidaturas ao Laboratório de Inovação Social decorreu entre os dias 15 de maio e 30 de julho de 2023.

 

Avaliação das Candidaturas - 1.ª Fase

Terminada a fase de candidaturas, foram recebidas 41 propostas de soluções que foram, num primeiro momento, verificadas pelo Júri quanto às condições formais de elegibilidade, de acordo com o disposto no Programa do Concurso. As candidaturas elegíveis foram, num segundo momento, avaliadas pelo Júri de acordo com os critérios de avaliação definidos para a 1.ª Fase que constam do Anexo I do Programa de Concurso. Poderá ter acesso aos resultados no final desta página.

 

Avaliação das Candidaturas das soluções após o Bootcamp – 2.ª Fase

Terminado o Bootcamp de Pré-Aceleração, o Júri avaliou as ideias de acordo com os critérios de avaliação definidos para a 2ª. Fase que constam do Anexo II do Programa do Concurso. Poderá ter acesso aos resultados no final desta página.

Avaliação das soluções após a Fase de Aceleração – Relatório Final

Terminada a aceleração das soluções, o Júri avaliou as ideias de acordo com os critérios de avaliação definidos para a 3.ª Fase que constam do anexo III do Programa de Concurso. Poderá ter acesso a toda a informação no final desta página através do Relatório_Final_LABIS.

Soluções Selecionadas para Incubação

  • Projeto Sport For Life Club

O Sport For Life Club é um projeto que utiliza o desporto como uma ferramenta para promover a inclusão social de jovens das casas de acolhimento. Por meio do desporto, pretendemos desenvolver competências socioemocionais para uma vida autónoma, além de promover a educação e empregabilidade. Através da co-construção de um clube comunitário, pretendemos criar um espaço seguro e de aprendizagem através do desporto para que os jovens alcancem o seu potencial máximo.
Entidade Promotora: Social Innovation Sports Hub

  • Projeto Meta: Mentoria na Transição para a Autonomia

Potenciamos a criação de relações de amizade entre jovens em situação de acolhimento residencial e pessoas das suas comunidades (mentores), através de encontros semanais ao longo de 4 meses.Nestes encontros de proximidade, os jovens e os mentores terão a oportunidade de realizar atividades relacionadas com os seus interesses, e sobretudo de desenvolver uma relação horizontal, comprometida e significativa, que será importante no processo de autonomização.
Entidade Promotora: TENDÊNCIA PRIORITÁRIA - ASSOCIAÇÃO

  • Projeto Viver + Porto

No Viver + Porto acreditamos que cada pessoa adulta mais velha tem o direito de viver feliz na sua casa e na sua comunidade: ser o que quer ser e fazer o que quer fazer. Isto quer dizer que orientamos a nossa intervenção para a participação social, organizando-a pelo tempo de ação em vez de pré-definida por serviços ou atividades.
Com profissionais capacitados dedicamos-lhes TEMPO (dias e horas). Nesse tempo, facilitamos a tomada de decisões, criamos as condições para que concretizem as suas vontades e realizem as atividades que querem, desde as mais simples, que satisfaçam as suas necessidades básicas, até às mais desafiantes que lhes permitam viver tudo o que a cidade tem para lhes oferecer.
Entidade Promotora: LongeVidade - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL (em consórcio com Médicos do Mundo e Fundação Aga Khan)

  • Projeto Pontes com Proximidade

O projeto Pontes com Proximidade acredita que as pessoas com 65 anos ou mais sentem um maior bem-estar se estiverem integrados numa maior rede de apoio.Tendo em conta o elevado número de idosos em isolamento social, o nosso projeto propõe criar pontes entre estes e as respostas existentes na comunidade através de uma relação próxima e de confiança.
Entidade Promotora: Compassio Associação

  • Projeto Olá Reforma!

O projeto "Olá Reforma!" é um programa que pretende sensibilizar/capacitar as pessoas e as organizações para uma nova fase da vida: a reforma. Acreditamos que a preparação da reforma contribui para um envelhecimento bem-sucedido, ao afastar cada pessoa adulta mais velha do ciclo vicioso do isolamento social e das consequências disso para a sua saúde física e mental.
Entidade Promotora: LongeVidade - Cooperativa de Solidariedade Social, CRL (em consórcio com a APRe! - Associação dos Aposentados, Pensionistas e Reformados)

 

O Laboratório de Inovação Social é uma operação financiada ao abrigo da linha de investimento RE-C03-i06: Operações integradas em comunidades desfavorecidas nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, do PRR – Plano de Recuperação e de Resiliência de Portugal. Mais informações em: https://recuperarportugal.gov.pt/.